Aluizio Developer

Chegou o Ubuntu 20.04 LTS

Olá, neste post estarei trazendo informações sobre as novidades do Ubuntu 20.04 LTS recém lançado.

Aluizio Developer

A Canonical anunciou que o novo Ubuntu possui maior ênfase em segurança e desempenho.

"Acelerar o código aberto globalmente é a nossa missão. O Ubuntu 20.04 LTS é a nova plataforma de código aberto de última geração para a empresa e o empreendedor", disse Mark Shuttleworth, CEO da Canonical. "Reunimos milhares de colaboradores e as maiores empresas de tecnologia do mundo para tornar o Ubuntu 20.04 LTS a plataforma de referência padrão para computação segura na nuvem e na borda".

O Ubuntu alcançou o topo do ranking independente de segurança Linux corporativa. O Ubuntu 20.04 LTS aplica medidas de Autoproteção do Kernel, assegura a integridade do fluxo de controle e adiciona proteção contra "stack-clash" para segurança corporativa sistêmica voltada para o futuro.

O Ubuntu 20.04 LTS também inclui o Secure Boot para proteger contra ataques e rootkits de baixo nível, geralmente empregados por grupos de ameaças persistentes avançadas, e limita a proliferação de ataques ou o "raio da explosão" com confinamento rigoroso e rápido dos principais aplicativos expostos na área de trabalho e no servidor. Para mitigar ataques de engenharia social, o Ubuntu 20.04 LTS apresenta o Fast ID Online (FIDO) para autenticação universal de fatores múltiplos e sem senha.

A Canonical trabalha com parceiros de plataforma para ancorar a segurança do sistema operacional da maneira mais profunda possível nos recursos modernos de hardware. "O Ubuntu 20.04 LTS é um dos mais recentes desenvolvimentos em segurança e escalabilidade", disse Robert Gomer, diretor da AMD Datacenter Alliances. "Ele adiciona suporte nativo para a AMD Secure Encrypted Virtualization com criptografia acelerada de memória projetada para proteção de dados em uso, além de escala de alto desempenho para processadores AMD EPYC com 256 threads e mais".

O WireGuard® é uma nova VPN simplificada com padrões modernos de criptografia. O WireGuard está incluído no Ubuntu 20.04 LTS e será portado para o Ubuntu 18.04 LTS para oferecer suporte à ampla adoção corporativa. "A inclusão do WireGuard por padrão em todas as versões recentes do Ubuntu significa que os usuários finalmente terão um ótimo túnel seguro pronto para uso no Ubuntu", disse Jason A. Donenfeld, criador do WireGuard.

O Ubuntu continua sendo o sistema operacional da maioria das cargas de trabalho em nuvem pública. A Canonical lançou recentemente o Ubuntu Pro em nuvens públicas, o que amplia a manutenção de segurança do Ubuntu para cobrir todos os pacotes do Ubuntu por dez anos. O Ubuntu Pro também inclui FIPS e Common Criteria EAL para atender aos requisitos em conformidade com FedRAMP, PCI, HIPAA e ISO. "Fizemos uma parceria com a equipe Canonical para pensar em novas maneiras de resolver os desafios de segurança de amanhã, e estamos entusiasmados por o Ubuntu 20.04 LTS já estar disponível. No Google Cloud, o fortalecimento da VM blindada é ativado por padrão no Ubuntu 16.04 LTS, 18.04 LTS e agora no 20.04 LTS - e sem nenhum custo adicional", disse Nelly Porter, gerente de produto líder do Google Cloud.

"Estamos empolgados em fazer parceria com a Canonical para trazer as inovações LTS do Ubuntu 20.04 em toda a nossa cadeia de ferramentas - desde desenvolvedores na WSL até dimensionar implantações de produção corporativa no Azure", disse John Gossman, Distinguished Engineer da Microsoft Corp. "Nesta versão, nós tornamos mais fácil do que nunca gerenciar ambientes de estações de trabalho e aproveitar a estabilidade e a segurança de longo prazo do Ubuntu Pro para Azure em uma ampla variedade de opções de computação".

O novo Windows Subsystem para Linux v2 no Windows 10 permite uma integração profunda e direta do Ubuntu nos desktops e servidores do Windows, tanto para o desenvolvimento em várias plataformas quanto para sofisticados recursos de produção em conjunto Windows/Linux.

O Ubuntu se tornou a plataforma preferida para as estações de trabalho Linux. A Canonical certifica várias estações de trabalho Dell, HP e Lenovo e suporta desktops de desenvolvedores corporativos. As ferramentas de aprendizado de máquina e IA de vários fornecedores estão disponíveis imediatamente para o Ubuntu 20.04 LTS, juntamente com 6.000 aplicativos na Snapcraft Linux App Store, incluindo Slack, Skype, Plex, Spotify, todo o portfólio JetBrains e Visual Studio Code.

O Ubuntu é amplamente implantado como um host Kubernetes em nuvem pública e infraestrutura privada. Também é amplamente utilizado para operações em contêiner em ambientes de mainframe.

"A Canonical e a IBM continuam trabalhando juntas para oferecer soluções em nuvem com o Ubuntu no IBM LinuxONE e IBM Z. O anúncio de hoje do Ubuntu 20.04 LTS em execução no IBM LinuxONE e IBM Z continua a oferecer nosso suporte a contêineres e Kubernetes, o que está alimentando os clientes na jornada para uma nuvem híbrida para suportar suas cargas de trabalho de missão crítica", disse Michael Desens, vice-presidente de gerenciamento de ofertas da IBM Z e LinuxONE, IBM. "Também inclui suporte para o IBM Secure Execution for Linux, um ambiente de execução confiável para IBM Z e LinuxONE. O IBM Secure Execution para Linux fornece suporte de proteção e confidencialidade de nível corporativo para dados confidenciais e foi projetado para executar um grande número de cargas de trabalho em total isolamento em escala, com proteção contra ameaças internas e externas em todo o ambiente de nuvem híbrida".

"O desempenho e a segurança são cada vez mais críticos para o processamento da quantidade de dados gerados por um trilhão de dispositivos conectados, especialmente à medida que mais computação ocorre no limite", disse Kevin Ryan, diretor sênior de desenvolvimento de ecossistemas de software da Infrastructure Line of Business, Arm. "A combinação do Ubuntu 20.04 LTS com as plataformas baseadas no Arm Neoverse fornece aos desenvolvedores uma base sólida para a criação de aplicativos seguros e de alto desempenho, prontos para a próxima era da computação".

A computação acelerada é um elemento essencial dos novos datacenters, com plataformas de GPU da NVIDIA, bem como SmartNICs e FPGAs, impulsionando a inovação em ciência de dados e aprendizado de máquina. O Ubuntu 20.04 LTS simplifica as implantações de IA, tanto no data center quanto na borda, com a pilha de software NVIDIA CUDA. "As empresas estão transformando seus negócios com as soluções de ciência de dados e IA da NVIDIA", disse Manuvir Das, chefe de computação corporativa da NVIDIA. "Os desenvolvedores e as equipes de ciência de dados usam a plataforma Ubuntu para dar suporte ao seu trabalho mais importante, e nossa colaboração com a Canonical permite que esses inovadores da indústria obtenham idéias de IA com base em dados mais rapidamente".

O Ubuntu é a principal plataforma de infraestrutura aberta e fez incursões significativas no data center corporativo nos últimos anos, em parceria com fornecedores globais de hardware e integradores de sistemas.

"A Intel está animada por continuar trabalhando em conjunto com a Canonical para habilitar nossas próximas plataformas Intel, à medida que estiverem disponíveis, no lançamento Canonical® Ubuntu ™ 20.04 LTS", disse Mark Skarpness, vice-presidente e gerente geral de engenharia de software da System System. "Juntos, nosso objetivo é oferecer otimizações inovadoras e aceleração de desempenho nas arquiteturas, desde o desenvolvimento até os ambientes em nuvem".

"À medida que as organizações desenvolvem suas estratégias de várias nuvens, os clientes nos dizem que precisam de experiências de TI simplificadas para transformar seus negócios por meio de operações mais eficientes e ágeis, com custos reduzidos. Essa certificação do Ubuntu abrange nossos servidores Dell EMC PowerEdge mais recentes no data center, com soluções para as estruturas Openstack, Kubernetes e AI / ML, como a Kubeflow, oferecendo infraestrutura, suporte e serviços consistentes nesta era de transformação digital", disse Ravi Pendekanti, vice-presidente sênior de produtos Gerenciamento e marketing, servidor Dell EMC e sistemas de infraestrutura.

"Como líder global em computação corporativa, armazenamento, soluções de rede e tecnologia de computação verde, temos uma parceria de longa data com a equipe da Canonical para trazer inovações tecnológicas em benefício de nossos clientes em comum. Estamos muito empolgados com o lançamento atual do Ubuntu 20.04 LTS, que agrega ainda mais valor aos nossos clientes com suporte aprimorado ao hardware, atualizações de kernel sem reinicialização, tempos de inicialização mais rápidos, além de inúmeras otimizações destinadas a melhorar o desempenho das soluções de aprendizado de máquina habilitadas para Kubeflow" disse Raju Penumatcha, vice-presidente sênior e diretor de produtos da Supermicro.

"A Huawei é um forte defensor da computação aberta e heterogênea como base para a construção de um mundo inteligente e totalmente conectado. Esta versão do Ubuntu 20.04 LTS também demonstra o compromisso da Canonical nessas áreas. Parabenizamos a Canonical por esta última versão do Ubuntu e esperamos colaborar juntos", afirmou Bryan Che, diretor de estratégia da Huawei Technologies, linha de produtos de computação.

O Ubuntu 20.04 LTS está disponível para download aqui e nas principais nuvens públicas de hoje.

Texto original em: ubuntu-20-04-lts-arrives

Links úteis:

GNU

Linux Ubuntu

Comentários